Sexta, 20 de setembro de 2019
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

Conheça o tratamento para Osteoporose em dose anual
  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Quando fazer Minha Primeira Densitometria?

É conceito amplamente difundido que aos 65 anos de idade nas mulheres e 70 anos de idade no homem dever-se-á ter uma densitometria óssea para valiar a presença ou ausência de Osteoporose sendo que Indivíduos mais jovens poderão ter sua massa óssea quantificada mais precocemente na presença de fatores de risco.

Particularmente, somos da opinião de que, uma vez sabendo que a perda de massa óssea começa a se manifestar nas mulheres normais e sem fatores de risco no período de menopausa em virtude da baixa atividade hormonal, acreditamos que a primeira medição de massa óssea deverá ocorrer anteriormente ao período de climatério.

Partindo do principio que um grande numero de mulheres não atingem o pico de massa óssea quantificado na população considerada normal, podemos determinar o “T zero” desta mulher mais precocemente, podendo a partir de então quantificar em um período de tempo a ser avaliado se existe redução ou não da massa óssea, á partir deentão determinarmos quando da introdução de medicação específica e qual a medicação indicada no caso em questão.

Uma consulta preventiva e precoce será também importante para quantificar fatores de risco e determinar a sua correção.

Baixa de vitamina D, ausência de exercícios físicos, má alimentação, baixa ingesta proteica, fumo, álcool, uso de corticoterapia crônica, dietas restritivas são alguns dos fatores de risco que devem sempre ser analisados.

Devemos aqui salientar que na pratica médica diária é comum o encontro de mulheres Osteopenicas nesta ocasião (pré menopausa) que já devem ser alertadas quanto ao valor correto do seu pico de massa óssea.

Dr. Antonio Carlos Novaes (Reumatologista)
Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris