Quarta, 28 de outubro de 2020
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

Banner Topo Editorial
  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Além do Bifosfonato

O osso é um tecido vivo em remodelação constante.

Remodelação óssea significa que todos os dias temos destruição óssea e reconstrução óssea. Esta remodelação óssea é mediada por células específicas: osteoclasto (responsável pela destruição) e osteoblasto (responsável pela reconstrução).

Durante toda a nossa vida temos três fases distintas em que a capacidade de destruição e reconstrução (formação) óssea é alterada.

Com o envelhecimento, existe uma perda paulatina da massa óssea principalmente em mulheres, devido à perda de estrógeno. Esta acentuação na perda de estrógeno repercute de maneira negativa no tecido ósseo, fazendo com que a formação óssea se torne deficiente. Como consequência deste processo fisiológico pode a mulher ter ossos mais frágeis e finos.

Esta perda óssea pode levar a situações clínicas diferentes, denominadas de Osteopenia ou Osteoporose, que podem culminar em fraturas ósseas decorrentes deste processo.

Via de regra, a fratura da coluna e do fêmur são as complicações mais temíveis deste processo.

Além da boa ingestão proteica necessária à manutenção das traves colágenas ósseas, um balanço mineral adequado é também necessário para uma manutenção óssea satisfatória.

Quando não somente a alimentação adequada é suficiente, ocorre uma perda cada vez maior da massa óssea; nestes casos existe indicação para o uso concomitante de medicamentos a fim de inibir a perda e o agravamento da Osteoporose.

Até alguns anos atrás eram os Bifosfonatos a primeira escolha como medicação terapêutica para diminuir a perda óssea.

Atualmente existe à disposição no mercada uma proteína (anticorpo monoclonal) de nome DENOSUMABE que usada de maneira adequada torna o osso mais forte e menos suscetível à fratura. Sua indicação é em doses semestrais e por via sub-cutânea não causando, desta feita, a irritação gástrica comum proveniente dos Bifosfonatos.

Converse com seu médico especialista sobre o uso desta medicação.